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5 dicas para impulsionar sua aquisição de clientes

Por: Mari Sampaio
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No desafio de subir a régua da conversão para vender mais e melhor, duas coisas são essenciais: montar um squad multidisciplinar com foco total na geração de performance e otimizar métodos e estratégias.

Simples falar, complexo de fazer. Na Zoly já temos um processo de aquisição sólido e trabalhamos com o modelo de squad já faz um tempo. E por experiência própria: pra ter sucesso com times ágeis, é preciso levar em conta tanto as necessidades do consumidor, como as metas das empresas.

AQUI têm mais dicas práticas sobre como ter êxito com times ágeis que podem contribuir muito para o aumento das vendas. Mas, nesse texto, vamos focar no segundo item essencial que mencionamos: otimizar estratégias.

Pra impulsionar a sua aquisição de clientes, é importante pensar em melhorias em todos a jornada de consumo, desde aprimorar a experiência do usuário no seu site, até revisitar os canais pelos quais você impacta seu público-alvo. Entre as várias otimizações que merecem a sua atenção, destacamos algumas aqui:

1 – Mantenha o SEO em dia

O Search Engine Optimization é uma das bases para aquisição de clientes. Nosso Gerente de SEO, Luiz Corá, explica o porquê:

“Não apenas por ser um dos canais mais rentáveis, mas por ser onde está concentrado a grande maioria dos cliques nas buscas. Em média, 32% de todos os cliques em pesquisas no Google vão para o primeiro resultado orgânico”.

Ficar entre os primeiros resultados de busca não é tarefa fácil, mas também não é impossível. A otimização do SEO envolve uma série de ações, algumas mais técnicas, outras mais focadas no conteúdo em si. Dá uma olhada nessas dicas pra começar a potencializar o SEO da sua marca:

Seja assertivo na definição das palavras-chaves

Quando for escolher as palavras-chaves é essencial focar no objetivo da sua estratégia. Se o seu consumidor ainda está na fase de descoberta, por exemplo, talvez seja melhor preferir o uso de termos head tails – palavras mais curtas e genéricas, comuns em buscas de topo de funil. Já para atrair aqueles clientes que estão mais no fundo do funil, o melhor é focar nas palavras de cauda longa ou long tail – termos formados por três palavras ou mais.

Link Building ainda funciona

O link bulding ajuda o Google a indexar as páginas, já que traz autoridade e credibilidade para um site. É importante tanto ter links internos que direcionam para outras páginas do seu site, como também ficar atento aos backlinks que seus concorrentes recebem. Observar isso pode te trazer alguns insights de melhorias.

Imagem também conta

SEO é texto, mas também é imagem, visto que, elas também podem ser indexadas e aparecer nos resultados de busca. Por isso, toda vez que você for subir uma foto no seu site, salve esse arquivo com alguma palavra-chave relevante para a sua marca.

Vale lembrar que o SEO é uma estratégia a longo prazo, mas os resultados compensam o esforço, como destaca Corá:

“O SEO é um investimento, de fato, pois há um tempo de maturação maior que outros canais para trazer resultados e isso geralmente assusta um pouco as empresas no início. Contudo, quando olhamos para o médio e longo prazo, a estratégia se paga completamente e é possível manter uma estrutura de SEO robusta, que gera um tráfego orgânico e conversões em grande volume com custos muito mais baixos em comparação aos outros canais de aquisição”.

2 – Dê aquela repaginada na experiência do usuário

A experiência do usuário é outro item que não pode ficar fora da sua estratégia de aquisição, como salienta Isis Coelho, Gerente de CX Performance na Zoly:

“Ao entendermos profundamente os desejos dos usuários, conseguimos implementar otimizações em cada uma das etapas de sua jornada, melhorando não só o processo de aquisição, mas seu relacionamento com o produto ou serviço que está adquirindo. A disciplina de CX traz uma visão estratégica para o dia a dia dos negócios que vai muito além de oferecer a melhor experiência. As entregas precisam estar alinhadas com as constantes mudanças e necessidades de seus clientes, entregando além de valor, propósito”.

Falando em transformações e necessidades do cliente, um componente essencial da CX é a flexibilidade, que não se resume apenas em estar presente em todos os canais. Ser flexível é criar uma jornada que ofereça opções de escolha para o seu consumidor e que possibilite que ele realize a mesma ação de diversas formas.

Outro item primordial também em CX é metrificar a experiência do usuário e acompanhar os indicadores com frequência. AQUI você encontra alguns dos principais KPIs que influenciam na experiência do consumidor e, consequentemente, nas suas vendas.

Por fim, você precisa saber que a Customer Experience traz diversos benefícios para as empresas. Isis elencou alguns deles:

“A redução dos custos com desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, visão mais clara de quais investimentos são necessários para escalar o negócio, melhor entendimento de oportunidades de inovações incrementais e disruptivas, além de ganhos com eficiência operacional“.

3 – Use os dados a favor da sua marca

A aquisição de clientes é um processo complexo e que envolve várias expertises, saber transformar os dados em insights é uma delas. Lígia Teixeira, Coordenadora de Data Analytics, explica como fazer isso:

“Uma das estratégias para gerar insights é segmentar os dados por diferentes perfis de público e analisar fatores como: o nível de engajamento, taxa de conversão, quais produtos e serviços são mais bem recebidos por determinado grupo de usuários etc. Com esses dados em mãos, é preciso estruturar campanhas mais direcionadas para os objetivos do negócio e para o perfil de cada segmento”.

O processo de análise de dados precisa de uma engenharia eficiente que envolve coleta, integração, exploração e governança das informações, principalmente após LGPD ter entrado em vigor. NESSE LINK você encontra mais detalhes sobre cada processo e dicas para tornar sua análise de dados eficiente.

E pra manter a eficiência no quesito dados, é bom ficar distante de certos erros. Lígia deu um exemplo:

Não monitorar de forma adequada a origem de aquisição de clientes é um desses erros. É muito importante para os dados do Google Analytics que os parâmetros de rastreamento, também conhecidos como UTMs, estejam configurados indicando a origem, mídia e campanha, pois essas informações são utilizadas para apontar qual a efetividade de uma determinada ação ou canal de aquisição. Por tanto, se algum desses parâmetros não estiver devidamente preenchido e com as informações corretas, irá impactar na qualidade dos dados”.

4- Invista em mídia

A mídia, se bem planejada, pode contribuir muito para o sucesso da estratégia de aquisição de clientes, como ressalta Luiz Ferreira, Coordenador de Mídia da Zoly.

“Uma das principais vantagens de colocar campanhas de mídia paga no seu plano são as possibilidades de segmentação que temos no mercado, podemos segmentar por: interesse, comportamento, preferências, idade, geolocalização, gênero etc. Além também da segmentação por intenção de compra ou por palavras-chave, utilizadas quando o cliente já dá sinais claros da sua pretensão em adquirir um determinado produto”.

Juntamente com esse alto índice de customização, as campanhas de mídia oferecem facilidade na mensuração. É possível acompanhar o desempenho de todas as ações, anúncios e palavras-chave, identificar qual é o interesse do público que gerou mais impressões, cliques, conversões e outras métricas.

Para Ferreira, a fácil mensuração gera a necessidade de uma boa prática a fim de não se perder na estratégia. Ele explica:

“Por conta da mensuração de mídia trazer muitos dados, precisamos ter um MO (Marketing Objective) muito bem definido, como por exemplo: aumentar o CTR, diminuir o CPC ou diminuir o CPA. Com essa meta escolhida é hora de selecionar um KPI para representá-la. Esse indicador deve demonstrar, tanto em valor absoluto como relativo, se estamos no caminho certo para alcançar o nosso objetivo principal”.

Tão importante quanto a definição do objetivo da campanha é estabelecer um orçamento adequado. Para determinar o dinheiro a ser investido, dois fatores são fundamentais: escolher a segmentação do público-alvo e fazer um planejamento de palavras-chave bem detalhado. Sobre esse último, o Coordenador de mídia da Zoly acrescenta:

“Esse planejamento é capaz de nos mostrar quantas pesquisas existem para as palavras que foram definidas como importantes e quantas impressões potências podemos ter em uma campanha de Search, por exemplo”.

5 – Automatize processos pra chegar na frente

Esse é o último tópico da lista, mas nem por isso é o menos importante. Pelo contrário, aquisição de clientes e automação de processos devem sempre caminhar juntas. Afinal, não dá para pensar em ganhar eficiência e aumentar a receita, sem investir em tecnologias que tragam melhorias ao ciclo de vida do cliente.

As jornadas dos consumidores de cada empresa possuem diferentes níveis de complexidade, características e objetivos, por isso, para construir e gerir cada fase em escala, é importante contar com os recursos tecnológicos certos.

“Aqui na Zoly, trabalhamos com diferentes soluções proprietárias que contribuem em todas o processo de aquisição. Uma delas nos possibilita construir jornadas inteligentes e integradas a fim de dar mais fluidez a todas as etapas do ciclo de vida do cliente. Com o auxílio da tecnologia, conseguimos entender os canais mais relevantes para o consumidor, personalizar as mensagens de acordo com o contexto e maximizar as conversões”, conta Adonai Cruz, Diretor de TI na Zoly.

A automação traz flexibilidade aos processos e alto nível de customização, além disso, possibilita o aumento da eficiência operacional e a redução de custos. Só quando você dispõe de tecnologias efetivas é possível contextualizar a jornada do cliente e entregar a experiência que ele precisa, porque você integra dados e ambientes de forma simples e consegue realizar o intercâmbio de informações entre diferentes sistemas e processos.

Agora que você já conhece algumas expertises que podem ajudar a elevar suas vendas, tá na hora de ver esse processo funcionando na prática. Entre em contato com nosso time pra acelerar suas vendas.

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