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Disrupção na aquisição de clientes: muito além da conquista de leads

Por: Bianca Borges, setembro 8, 2020

O mundo mudou, as táticas mudaram e a sua empresa também precisa se atualizar se não quiser ficar atrás da concorrência, por isso, se você ainda acredita que aquisição de clientes se resume apenas à captação de novos leads, chegou o momento de rever seus conceitos.

A verdadeira estratégia de aquisição precisa unir a melhor metodologia data-driven com a eficiência da tecnologia para possibilitar o entendimento da jornada do consumidor e dos seus hábitos e, a partir daí, criar uma comunicação multicanal assertiva que gere ganho de eficiência e volume.

Esse é um processo complexo que exige a união de diversas expertises, como explica Cristiane Mara Bohnen, Head de Performance da Zoly:

”Nós combinamos service design, tecnologia e performance para mapear, desenvolver e operar jornadas de aquisição e relacionamento com os clientes pelo digital. Nossa metodologia acelera a inovação e coloca o foco no cliente, o que gera mais valor para as nossas vendas”.

Mas o que mais é necessário para ter sucesso no processo de Aquisição? 

Ronaldo Faria, Gerente de Projetos e Operações de Aquisição da ZOLY, respondeu essa pergunta. Segundo ele, alguns fatores podem ser considerados como essenciais:  

Tenha um ambiente seguro para inovação e crítica: grandes ideias podem ser desperdiçadas quando os colaboradores não se sentem à vontade para compartilhar e correr risco. Na ZOLY, todos são encorajados a testar suas ideias e amparados a tomar decisões, tudo bem se algo não der certo, mas corrija rápido e comece a próxima iniciativa.

Respire dados: antes de lançar uma iniciativa, é preciso saber com clareza quais indicadores deverão ser medidos para saber a eficiência da ação.

Conheça verdadeiramente o seu cliente: descubra o que é importante para o consumidor e pense como ele. O pior erro que pode ser cometido é conceber uma solução ou jornada e esperar que o seu cliente se adapte a ela. Os produtos e serviços devem ser moldados ao cliente, e não o contrário.  

Complementando esses aspectos aos quais as empresas devem prestar atenção, Cristiane Mara Bohnen, Head de Performance da ZOLY, também citou outros pontos: 

Uma jornada fluída e omnichannel: é preciso criar a melhor experiência e a integração da comunicação em diferentes canais. Da captação à retenção, é necessário gerar mais valor entre marcas e clientes com uma comunicação atraente pelo canal mais relevante para ele. Esteja onde o cliente está. 

Growth Hacking e Data Intelligence: aqui na ZOLY, os resultados dos nossos funis de vendas são acompanhados por meio de dashboards automatizados e cruzamentos de informações que geram alto impacto em vendas. Operamos em squads com profissionais de diferentes skills que têm como premissas a otimização das taxas de conversão e a alta performance com foco em resultados. 

O papel da tecnologia nisso tudo

Como já dissemos aqui, a união de uma metodologia data-driven com a aplicação correta da tecnologia, colabora para tornar o processo de aquisição mais eficiente e assertivo. 

Para Cristiane, o uso adequado de tecnologias, como o Machine Learning, por exemplo, facilita todo o entendimento da jornada digital do cliente, gaps de vendas, falhas em processos logísticos, facilidade em implementação de chatbots e até mesmo no processo de segurança contra fraudes. 

“Trabalhamos com ferramentas de inteligência de automação e coleta de eventos de sites. Tratando e compreendendo a informação, conseguimos ter preditividade para caminhos mais assertivos. Machine Learning é orientado para compreender os melhores caminhos e ajudar em problemas específicos, como exemplo, qual padrão de clientes que menos engajam em nossas bases, e como podemos melhorar ou automatizar processos de comunicação para que tenhamos melhores resultados”. 

E aqui vai mais um exemplo prático, dessa vez do nosso Gerente de Projetos e Operações de Aquisição, Faria. 

“O Machine learning pode ajudar a identificar não só que tipo de informação o cliente busca, como também filtrar coisas menos relevantes e encurtar o caminho até a solução. Pense no shopping cart ou mesmo em um atendimento por chat, seja ele humano ou bot, muitos usuários buscam esses canais por facilidade e acabam frustrados por terem de responder várias perguntas para solucionar problemas simples e objetivos. Com a quantidade de eventos envolvidos numa jornada, até que uma análise humana descubra os fatores principais, se tiver que olhar passo a passo, dado a dado, o tempo de resposta poderá ser muito maior”. 

Por fim, mas não menos importante: invista em uma equipe bem preparada

Atualmente, para uma marca ou empresa obter os resultados esperados em uma estratégia de aquisição de clientes é necessário ter conhecimentos e expertises de múltiplas áreas como: análise de dados, marketing, tecnologia e vendas. 

Diante dessa exigência, contar com profissionais especializados em cada uma dessa áreas mencionadas é, sem dúvida, um agente facilitador de todo o processo. 

Quer acertar de vez na sua estratégia de aquisição de clientes? Fale com a Zoly, nós te ajudamos nessa tarefa. 

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação Sênior da ZOLY. Jornalista, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possui experiência nas áreas de Gestão e criação de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.

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