Notícias

Data Business: uma maneira eficaz de transformar a experiência do cliente

Por: Mari Sampaio
COMPARTILHE

Quando falamos em experiência do cliente, notamos que a digitalização alterou bastante os hábitos dos consumidores e, para entender esse cenário em constante mudança, os dados se transformam em um ativo valioso.

É nesse contexto que a aplicação do Data Business deve se tornar parte essencial da estratégia de Customer Experience, como explica Fábio Sayeg, Co-CEO da ZOLY. 

“O Data Business tem como ponto focal a integração de três fatores-chave: tecnologia, dados e experiência do consumidor. Quando analisamos o mercado (Marketing, Comunicação e Negócios), entendemos a necessidade que as empresas têm de enxergar as oportunidades e modelos de negócio, a partir de uma ótica Martech (tecnologia aliada ao marketing) e Data Business (dados orientados ao crescimento do negócio). Essa mistura de visões, proporciona a criação de um ecossistema digital com uma comunicação personalizada e escalável, sempre focado na experiência do usuário que traz, não somente uma boa interação, mas recorrência e fidelização”.

O Data Business também ajuda a resolver uma dificuldade complexa de muitas marcas e que é um fator determinante para o sucesso da experiência do cliente: compreender quem é o consumidor, não apenas o perfil, mas seus hábitos de consumo e adequar modelo de negócios, produtos e serviços às reais necessidades dessa audiência. 

“As empresas precisam parar de olhar só para o last click e começar a compreender o peso de cada canal, analisando a jornada completa do cliente, independentemente da plataforma que ele esteja. Para agregar valor e criar um laço entre esse usuário e a marca, é preciso apoiar a integração de diferentes canais e legados de tecnologia, a fim de criar um cluster com informações personalizadas”, ressalta Danilo Fernandes, Co-CEO da ZOLY.

Outro desafio que é possível ser superado com a aplicação do Data Business é a fidelização e retenção de clientes, antes mesmo que eles pensem em abandonar o produto ou cancelar o uso do serviço. Para tanto, a análise preditiva da jornada do consumidor é uma ferramenta poderosa que, a partir da combinação de dados com tecnologia consegue estimar uma previsão do momento no qual o usuário estará mais propício a romper seu relacionamento com uma marca e quebrar seu engajamento.

Como vimos, o Data Business tem potencial para enriquecer e otimizar qualquer estratégia de Customer Experience. O que você está esperando para aplicar esse conceito no seu modelo de negócio?  

Fale com a ZOLY, nós te ajudamos nessa tarefa! Entre em contato pelo e-mail: comercial@zoly.com.br

  • Error: Contact form not found.