Quatro passos para melhorar sua performance digital
Em um mundo cada vez mais conectado não há fronteiras para o crescimento. Mas para conquistar market share, é necessário saber o que falar, entender como abordar o consumidor, buscar informações sobre onde ir, quem alcançar e qual a melhor estratégia a ser adotada.
Voltei a refletir sobre estes pontos ao participar, recentemente, de um evento exclusivo da ZOLY na sede do Facebook Brasil que trouxe diversos insights fundamentais para o sucesso das marcas.
Você sabia que, segundo estudo da Worldwide Retail Ecommerce Sales, existirão mais pessoas com celulares do que com água corrente e eletricidade em suas casas até 2020. Com mais de 2 bilhões de pessoas e 5 milhões de anunciantes em todo o mundo, o que fica claro é que o mundo digital está repleto de oportunidades. O que precisaremos é conseguir tirar o melhor proveito delas.
Embora as compras através de dispositivos móveis não estejam prevalecendo em todos os países, vemos que o futuro segue nessa direção. Não é por menos que, nos Estados Unidos, o mobile irá responder por quase metade das vendas de comércio eletrônico nos próximos anos. No Brasil, a mobilidade deve superar 34% em três anos.
O fato é que com os avanços tecnológicos, o comportamento do consumidor mudou e as interações ocorrem agora em lugares e momentos diferentes. Precisamos levar em consideração que seu negócio online concorre com as histórias de amigos, familiares e outros anúncios e, por isso, é cada vez mais importante ter uma campanha relevante que consiga transmitir a mensagem e gerar tanto conversão quanto reconhecimento de marca.
Outro fator fundamental é o uso dos dados nos negócios. Mas seria necessário possuir um banco de dados para utilizá-lo como ferramenta de gestão? Com certeza. Um banco de dados organizado e bem estruturado é capaz de produzir efeitos positivos em todas as áreas de uma empresa.
Para te ajudar a alcançar uma melhor performance no mundo digital, seguem quatro pontos mencionados no evento do Facebook que precisam fazer parte da sua estratégia.
1 – Fragmentação da atenção: lições que aprendi com a televisão e os desafios em um mundo móvel
A TV pode não ser mais a primeira tela, mas nos ensinou uma lição importante: a necessidade de manter a consistência da mensagem. Isso é importante porque o ritmo da criação de conteúdo está superando nossa capacidade de consumir. A atenção tornou-se nosso recurso mais escasso.
Na década de 1970, existiam, em média, oito canais nas casas. Com a fragmentação da mídia, agora são mais de 194 canais nas residências. As marcas precisam entender que a fragmentação da atenção não está somente na televisão, mas sim na internet de uma forma geral e também não está sendo disputada somente com os concorrentes.
2 – Alcance e frequência: a mensagem de uma marca precisa ser forte e poderosa para a audiência absorver o conteúdo
É essencial impulsionar uma mensagem como um todo, embasada no valor e objetivo de uma marca, e não divulgar um post sem fundamento estratégico. Quando você impulsiona posts isolados no Facebook tem pouco alcance e frequência baixa (cerca de 12%, segundo o Facebook).
Mas como melhorar? Tendo uma única mensagem – forte e poderosa. O criativo precisa conseguir passar a mesma mensagem em várias criações. Isso vai construir uma marca consistente, com alcance do público correto. Assim, ao impulsionar a mensagem terá muito mais alcance e eficiência de frequência (cerca de 50%, segundo o Facebook).
Mas qual é o marketing do futuro? Muitos fatores puxam para os dados. Criamos muita informação e as decisões a cada dia superam a intuição humana. Claro que ainda tem a fusão da intuição com a massividade dos dados, mas o cenário cada dia colide mais e irá permitir uma tomada de decisão cada vez melhor.
3 – Inteligência Artificial: como usar os dados a favor das empresas
A inteligência artificial está ajudando muito, não só na publicidade, mas também em segurança. É importante entender que a informação pode gerar conflitos. Por isso, precisamos equilibrar intuição e dados.
Onde devemos olhar para ser ainda mais assertivos? Sabemos que não é fácil filtrar e tratar os dados para colocar as ações em prática, pois a grande quantidade de dados faz muita gente se perder. Por isso, a dica é começar do final, pensando onde quer chegar e qual pergunta precisa responder. Com isso, provavelmente, conseguirá saber as informações que precisam ser filtradas em seu banco de dados para um melhor resultado nos negócios.
4 – O futuro chegou: como as empresas podem atrair talentos?
É importante buscar profissionais capacitados que poderão fortalecer a empresa para chegar no objetivo traçado. Hoje, as ferramentas estão na prateleira, muitas delas gratuitamente, diferente de antes, quando era necessário pagar um alto valor para conseguir acesso.
Isso reforça que, cada vez mais, recrutar ou possuir um parceiro especializado se tornou algo imprescindível. A dica é ter uma composição variada de talentos; claro que prezando pela qualificação para que a escolha seja ainda mais assertiva.
Como está sua performance digital? Está cuidando bem dela ou deixando terreno aberto para concorrência? As oportunidades estão aí, mas é preciso estar bem na foto. É preciso estar na vitrine.
(*) Fábio Sayeg é o CEO e Cofundador da ZOLY. Atuou nas áreas de desenvolvimento de novos negócios no Instituto Ayrton Senna e de gerenciamento de mudanças e comunicação na Novartis para implementação do SAP. Também foi fundador da WROI, em 2006.