PT  /  EN

Saiba como ter controle do seu conteúdo nos resultados de busca

Separamos 10 boas práticas para você ter sucesso nessa tarefa.

Notícias

Separamos 10 boas práticas para você ter sucesso nessa tarefa

 

Recentemente, o Blog da AWR Advance, Web Ranking, ferramenta que faz a gestão e monitoramento dos resultados de pesquisa,  publicou um artigo sobre como evitar a excessividade de conteúdo indexado e duplicado nos resultados de pesquisa.

Hoje, grande parte dos projetos de organic search, principalmente, os relacionados a e-commerces, sofrem com este tipo de problema em seus resultados de pesquisa. Pensando nisso, a ZOLY resolveu compartilhar alguns insights do Blog da AWR, relatando experiências de sucesso realizadas internamente com seus clientes.

Confira os 10 passos para manter o controle do seu conteúdo:

 

Passo 1 – Status do Índice

Identifique o volume de páginas indexadas via Status do Índice do Google Search Console.

 

Passo 2 – Mapeamento

Faça um cruzamento entre o volume indexado vs. o volume disponível no sitemap ou pelo volume que você imagina ser a quantidade certa. Certifique-se que o seu sitemap esteja funcionando corretamente. Não deixe de visualizar a quantidade através do comando site: meusite.com

 

Passo 3 – Metatag Robots

Identifique quais páginas devem ser removidas dos resultados, porém, continuam sendo seguidas (rastreadas) pelos buscadores através da Metatag Robots (noindex/follow).

 

Passo 4 – Arquivo Robots TXT

Certifique-se de utilizar as funções de bloqueio via arquivo (Robots TXT) quando você tiver certeza das arquivos, urls ou parâmetros. Uma configuração errada pode afetar diretamente o posicionamento, visitas e consequentemente a conversão orgânica. Não esqueça de realizar os testes dentro da opção do Google Search Console, certificando-se de que as configurações aplicadas estão funcionando corretamente.

 

Passo 5 – Redirecionamento 301

Você também pode utilizar o Redirect 301 para redirecionar as páginas inexistem ou erros 404 apontados pelo Google Search Console.

 

Passo 6 – Metatag Canonical

Não esqueça de utilizar a Metatag Canonical para especificar a versão principal da página definida para o índice. Certifique-se de que a configuração aplicada está de acordo com a guideline do Google e, principalmente, se faz sentido para a estratégia do seu projeto.

 

Passo 7 – Metatag Rel Next & Prev

A paginação é um dos principais pontos de atenção para evitar a excessividade de páginas indexadas e também o conteúdo duplicado. Certifique-se de que a área do site que possui paginação, oferece suporte para implementação da Metatag Rel Next & Prev. Existem alguns casos, em que a paginação foi desenvolvida em JavaScript não permitindo o funcionamento correto da metatag e o rastreamento dos buscadores.

 

Passo 8 – Remover URLs via GSC

Mesmo aplicando os passos acima, podemos encontrar arquivos, urls e páginas, as quais não desejaríamos a sua indexação ou até mesmo por algum motivo ou necessidade emergencial precisamos removê-las dos resultados. Em casos como estes, o Google Search Console oferece uma opção para Remover URLs (temporariamente).

 

Passo 9 – Gestão de Parâmetros via GSC

Uma outra opção muito importante do Google Search Console e que é pouco mencionada pela comunidade e SEO é a área para Gestão de Parâmetros de URL. Você pode fazer a manutenção de cada parâmetro encontrado pelo buscador nos resultados. Ou seja, você pode permitir ou não que sua indexação seja para arquivos, páginas ou urls do site.

 

Passo 10 – Revise sua estratégia

Revise cuidadosamente todos os passos acima e tenha certeza de que foram implementados corretamente de acordo com a documentação do Google para Webmasters. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ZOLY, agência especializada na gestão de performance para projetos digitais.

  • @agenciazoly
  • /in/zoly
  • contato@zoly.com.br
  • Trabalhe na Zoly

    Estamos sempre à procura dos mais talentosos designers, engenheiros, administradores, publicitários... Conheça as oportunidades de trabalhar aqui.

    Veja mais

Mensagem enviada com sucesso.

Enviando...