Performance e CRO: como construir uma estratégia eficiente
Aumentar as vendas e expandir a base de clientes, trazendo maior rentabilidade e reduzindo custos. Que empresa não tem esses objetivos dentro do seu modelo de negócio?
Mas para ter sucesso na aquisição de clientes e acelerar as conversões, é necessário construir uma estratégia de performance e CRO eficiente, envolvendo esforços que vão, desde o conhecimento do perfil e gostos do consumidor, até a realização de testes e a criação de novos produtos e serviços que atendam melhor o seu cliente.
A metodologia faz toda a diferença
Para sair na frente, liderar o mercado e aumentar a performance do seu negócio é preciso manter o foco no cliente e inovar de forma ágil. Nesse contexto, a técnica que você utiliza é o que vai te possibilitar alcançar seu objetivo.
Aqui na Zoly, temos uma metodologia exclusiva de performance digital. A partir dela, mapeamos a jornada do cliente, seus hábitos e contexto, com o intuito de criar uma jornada multicanal. E por que isso é importante?
Para ampliar a presença digital da sua marca e oferecer mais opções de contato com o seu consumidor.
Depois dessa primeira etapa, construímos infraestruturas dinâmicas que entregam experiências relevantes para o cliente e o melhor resultado para as empresas.
Aliado a essa estratégia, também enxergamos o CRO (Conversion Rate Optimization) como uma ferramenta poderosa para alcançar mais conversões.
Ao contrário do que muita gente pensa, CRO não se resume apenas a testes A/B. Trata-se de um processo contínuo de otimização que une o uso de dados para levantar hipóteses e possibilitar a implementação de soluções com alto nível de personalização em cada momento da jornada de compra.
Confiamos tanto na eficácia dessa metodologia que temos coragem para enfrentar riscos e adotar um modelo variável de remuneração, que o restante do mercado não utiliza. Entregamos valor para as marcas e somos remunerados pela eficiência das nossas ações e dos resultados que geramos. O sucesso dos clientes é também o nosso.
“A principal diferença do modelo tradicional para o nosso, é que pensamos em Performance & CRO de uma forma mais global, atuando em todas as jornadas e canais. É menos a otimização de um canal (ex.: site) e mais a otimização dos processos e da experiência do consumidor, com o foco na aceleração de resultados”, explica Gustavo Abreu, Diretor de Performance da Zoly.
Aspectos indispensáveis em uma estratégia de Performance e CRO
Pensando na construção de uma estratégia de Performance e CRO que possibilita ampliar a aquisição e conversão de clientes, bem como melhorar suas experiências com a marca, alguns itens são indispensáveis.
Nosso Diretor de Performance elencou os principais:
- Cloud Marketing Plataform: possibilita a potencialização de resultados em diversas frentes como mídia, dados e ou experiências;
- SEO: ajuda na aceleração da receita orgânica, garantindo o bom posicionamento dos ativos digitais (sites);
- Plataforma de Gestão de Jornadas: permite a automação da jornada do cliente, agilizando e acelerando resultados;
- CRM: contribui para a rentabilização da audiência, abrindo diálogo e estimulando o aumento do uso do portfólio de produtos/serviços dos clientes;
- Mídia: colabora tanto gerando vendas diretas, quanto na construção e estímulo da demanda (interesse pela marca, produto, serviço etc.) necessária para aumentar os resultados;
- Consumer & Marketing Insights (CMI): em conjunto com uma equipe de Dados bem preparada, o CMI contribui na geração de insights sobre o mercado e o consumidor com o objetivo de melhorar a performance.
Em todas essas frentes citadas por Abreu, a união dos dados com a tecnologia é um fator essencial.
Como vimos, desenvolver uma tática de Performance e CRO é algo complexo. Redesenhar experiências de compra, automatizar jornadas, criar réguas personalizadas de acordo com o perfil, o contexto e o comportamento do cliente são apenas algumas das ações possíveis dentro dessa estratégia. Mas lembre-se: com conhecimento e a metodologia certa, esse processo é facilitado.
O que você está esperando para construir uma história de sucesso e evoluir seu negócio? Fale com o nosso time de especialistas que a gente te ajuda nesse desafio.
(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação Sênior da ZOLY. Jornalista, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possui experiência nas áreas de Gestão e criação de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.