Artigo

Os principais aprendizados da NRF

Por: Mari Sampaio
COMPARTILHE

Durante o Retail’s Big Show 2016 (NRF), foram notórios os temas que se sobressaíram nas palestras acompanhadas por mim, quase sempre tangendo a questão da inteligência de dados. Separei esses temas em 5 blocos:

 

Data is the new oil (dados são o novo petróleo)

As marcas vão ter que tomar o controle dos dados. Não existem mais espaço para “achismos”.  As ações de uma empresa precisam ser direcionadas pela coleta e análise de dados, serem rápidas e tomadas de maneira preditiva e reativa. Os consumidores – principalmente os Millennials não tem mais paciência para serem tratados como um grupo coeso ou como iguais.  Eles demandam personalização, qualidade e rapidez.

 

O mobile mudou a forma de interação entre marca e consumidor

Não há mais espaço para uma marca ou empresa que não tenha no core de seu planejamento o mobile.

 

A digitalização de todo o varejo

Ficou comprovado o fim das empresas monocanais. Todo o varejo e sua cadeia precisa ser digital. “The age of multichannel is over. Não existe mais canal e sim o consumidor, que deve ter acesso à loja onde e quando desejar.

 

As marcas são globais e os consumidores também

Com o aumento dos marketplaces globais, as marcas locais, querendo ou não, precisam se dar conta que os seus produtos e mensagens já alcançam todo mundo.

 

O produto não é mais suficiente. Os millennials buscam uma experiência

Ficou claro que o simples fato de ter um produto ou uma marca interessante não basta. Qualquer varejista ou empresa precisa ter hoje um propósito claro e passar essa mensagem para seus clientes efetivos e potenciais.

E a última e talvez mais importante lição: nunca perder o foco. Como varejistas, vendedores, empreendedores, todas as ações que realizamos, no final do dia, precisam garantir o básico: vender mais e mais.

 

(*) Fábio Sayeg é o CEO e Cofundador da ZOLY. Atuou nas áreas de desenvolvimento de novos negócios no Instituto Ayrton Senna e de gerenciamento de mudanças e comunicação na Novartis para implementação do SAP. Também foi fundador da WROI, em 2006.

  • Error: Contact form not found.