Metodologia

O que é o diário de uso continuado

Por: Mari Sampaio
COMPARTILHE

Por Alessandra Nahra

É uma metodologia de pesquisa que pode ser aplicada quando é necessário conhecer hábitos de utilização de um produto ou serviço no dia a dia, ou durante diferentes períodos de tempo. Também serve para mapear rotinas não necessariamente relacionadas a um produto específico e fornecer insights sobre a vida do usuário – o que, por sua vez, serve de insumo para a ideação e a conceituação de novos produtos ou serviços.

Nesse sentido, o diário de uso continuado se parece com a pesquisa etnográfica – com a diferença de que o pesquisador não estará presente durante a coleta de dados. No diário de uso continuado, é o próprio usuário quem deve fazer as anotações, a partir de um questionário previamente proposto. A vantagem deste tipo de método é que pode fornecer informações ao longo do tempo, em um contexto natural ou original de uso (ninguém precisa sair de casa para este tipo de pesquisa) e sem a observação de um pesquisador.

A metodologia pode ser utilizada quando é necessário captar dados de uso em diferentes tempos da utilização de um aplicativo, por exemplo. Antes do lançamento, poderiam ser abordadas a necessidades e expectativas. Após o lançamento, a pesquisa pode mapear a opinião do usuário sobre o produto, em contraste com sua expectativa; facilidade de entrada, cadastro, onboarding – e as mudanças de percepção ao longo das semanas/meses de utilização.

A metodologia é especialmente interessante quando a amostra de usuários está muito espalhada geograficamente, ou em localidades de difícil acesso – imagine uma aplicação acessada em plataformas de petróleo -, casos em que uma pesquisa etnográfica ou entrevista em profundidade seriam de difícil logística.

 

Quando utilizar um diário de uso continuado

Alguns exemplos de situações nas quais a metodologia é adequada:

  • Mapear como usuários realizam um processo longo, como a compra de um item caro ou a busca por um apartamento;
  • Descobrir o que motiva o usuário a iniciar certas ações, como usar uma ferramenta de busca ou procurar receitas;
  • Determinar como um aplicativo ou site entra na rotina de hábitos regulares, como os exercícios físicos ou o controle da fertilidade;
  • Entender retenção ou aprendizado – por exemplo, observar como usuários se mantêm engajados com um jogo depois de um certo período de tempo

 

*How to Get Feedback Over Time with Diary Studies

 

Outras referências:

Diary Studies: Understanding Long-Term User Behavior and Experiences

Dear Diary: Using Diaries to Study User Experience

 

(*) Alessandra Nahra é jornalista. 

  • Error: Contact form not found.