O que é o diário de uso continuado
Por Alessandra Nahra
É uma metodologia de pesquisa que pode ser aplicada quando é necessário conhecer hábitos de utilização de um produto ou serviço no dia a dia, ou durante diferentes períodos de tempo. Também serve para mapear rotinas não necessariamente relacionadas a um produto específico e fornecer insights sobre a vida do usuário – o que, por sua vez, serve de insumo para a ideação e a conceituação de novos produtos ou serviços.
Nesse sentido, o diário de uso continuado se parece com a pesquisa etnográfica – com a diferença de que o pesquisador não estará presente durante a coleta de dados. No diário de uso continuado, é o próprio usuário quem deve fazer as anotações, a partir de um questionário previamente proposto. A vantagem deste tipo de método é que pode fornecer informações ao longo do tempo, em um contexto natural ou original de uso (ninguém precisa sair de casa para este tipo de pesquisa) e sem a observação de um pesquisador.
A metodologia pode ser utilizada quando é necessário captar dados de uso em diferentes tempos da utilização de um aplicativo, por exemplo. Antes do lançamento, poderiam ser abordadas a necessidades e expectativas. Após o lançamento, a pesquisa pode mapear a opinião do usuário sobre o produto, em contraste com sua expectativa; facilidade de entrada, cadastro, onboarding – e as mudanças de percepção ao longo das semanas/meses de utilização.
A metodologia é especialmente interessante quando a amostra de usuários está muito espalhada geograficamente, ou em localidades de difícil acesso – imagine uma aplicação acessada em plataformas de petróleo -, casos em que uma pesquisa etnográfica ou entrevista em profundidade seriam de difícil logística.
Quando utilizar um diário de uso continuado
Alguns exemplos de situações nas quais a metodologia é adequada:
- Mapear como usuários realizam um processo longo, como a compra de um item caro ou a busca por um apartamento;
- Descobrir o que motiva o usuário a iniciar certas ações, como usar uma ferramenta de busca ou procurar receitas;
- Determinar como um aplicativo ou site entra na rotina de hábitos regulares, como os exercícios físicos ou o controle da fertilidade;
- Entender retenção ou aprendizado – por exemplo, observar como usuários se mantêm engajados com um jogo depois de um certo período de tempo
*How to Get Feedback Over Time with Diary Studies”
Outras referências:
Diary Studies: Understanding Long-Term User Behavior and Experiences
Dear Diary: Using Diaries to Study User Experience
(*) Alessandra Nahra é jornalista.