5 dicas para a sua marca ter sucesso na transformação digital
Na jornada da transformação digital, ser disruptivo se transformou em uma obrigação para as marcas que querem continuar a ter sucesso no mercado
Por Bianca Borges*
Realizar uma transformação digital eficiente e promissora é o desejo de qualquer empresa que não nasceu digital. Mas, muitas delas têm dificuldade nesse processo porque fixam seus esforços apenas na implantação de novas tecnologias e acabam esquecendo do seu bem mais precioso: os seus clientes. Durante o Latam Retail Show, Christopher Wong, Vice President, Strategy, Offerings and Alliances da IBM, trouxe insights sobre essa questão.
Wong já iniciou sua palestra dando um conselho à plateia:
“Eu acho que como varejistas vocês precisam prestar atenção no que aprendem com seus clientes para entender qual a melhor maneira de abordar essa disrupção digital”.
O Vice-presidente da IBM também dividiu as marcas em três categorias: aspiracionais, praticantes e re-inventoras. As que são classificadas como re-inventoras, segundo ele, estão à frente das outras pelo fato de conseguirem alavancar as suas vantagens, entre elas:
- Ser uma marca forte;
- Ter um relacionamento sincero com o cliente;
- Possuir uma presença tanto no ambiente digital como físico;
- Criar a urgência de acelerar a transformação dos negócios.
Wong também deu cinco dicas para as marcas obterem eficiência na jornada da transformação digital. Confira a seguir:
1 – Seja disruptivo, mas entenda o por quê
“A disruptura é o nosso novo normal, é para onde temos que caminhar”, salientou o Vice-presidente da IBM. As empresas que incitam a inovação têm consciência do que é o seu próprio negócio, sabem quem elas representam e quem são os seus clientes. Além disso, essas marcas entendem que precisam repensar constantemente a maneira como se relacionam com seu público-alvo e sua audiência.
Para inovar da maneira certa, é preciso entender o que, de fato, te motiva a ser inovador. De acordo com Wong “Os clientes são os responsáveis por fazer qualquer empresa inovar, eles são a causa da disruptura”.
Quando trabalhamos com cliente e desenvolvemos estratégias, é preciso olhar para o gerenciamento de custos e procurar novas maneiras de monetizar o nosso negócio.
2 – Não invista em canais, procure entender a jornada
Os consumidores não pensam em que canais eles querem consumir essa ou aquela informação, isso acontece de maneira natural durante a jornada do cliente. O grande desafio do varejo hoje é integrar o ambiente on e offline, dentro da jornada do consumidor para criar uma boa experiência com a marca.
3 – Coloque o cliente no centro da sua estratégia
Toda a estratégia da marca deve ter como foco o cliente, afinal, como destacou Wong “Você não pensa sobre mercado, define personas. Você não pensa sobre transações, almeja interações. Você não pensa sobre produtos, visualiza as soluções”.
Então, o real papel das marcas é solucionar os problemas dos clientes ao mesmo tempo que constroem um relacionamento verdadeiro com eles para mantê-los fiéis e engajados.
“O produto tem que chegar ao cliente como eles querem, quando e onde ele preferirem e no preço que eles julguem adequado ou estejam dispostos a pagar. Na IBM nós usamos muitos dados para atingir essas metas, analisamos desde o tráfego marítimo até o perfil do cliente e tentamos prever como determinado produto pode chegar para o cliente de uma maneira mais barata”, explicou o Vice-presidente da IBM.
4 – Aprenda a confiar em dados, inteligência artificial e automação
As empresas precisam investir na harmonização e na compreensão de dados porque essas informações serão fundamentais para a automação da sua marca.
5- Não existe objeto mágico
A tecnologia transforma os modelos de negócio e utilizando-a da maneira certa as marcas têm muito a ganhar, mas nem tudo funciona para todos os players.
“Antes de investir em tecnologias brilhantes, pense na estrutura do seu negócio e como aquela nova tecnologia pode ser útil”, finalizou Wong.
(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação da ZOLY. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, também possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.