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WIAD 2020: como a C&A usou a gamificação para engajar os clientes

Por: Mari Sampaio
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Por Bianca Borges*

Grandes marcas subiram no palco do WIAD 2020, um dos principais eventos de UX e Arquitetura de Informação do mundo, para compartilhar casos de sucesso no quesito Experiência do Usuário. Um dos destaques do dia foi a C&A que trouxe um case inovador de Gamificação, mostrando como um jogo possibilitou que a marca fizesse uma análise do comportamento das clientes para a criação de novos produtos e aumentasse o engajamento das consumidoras.

 

Dinâmica do jogo

No palco, Juliana Marcenal ,Gerente de Produto e Experiência Digital, e Juliana Ávila, Analista Sênior de CRM, explicaram a dinâmica do jogo “&mojis” que foi criado exclusivamente para o app da C&A.  Segundo elas, os clientes têm missões que vão desde interações digitais até visitas presenciais dentro da loja. Quanto mais &mojis acumulados, maiores serão as recompensas conquistadas.

“Queríamos oferecer uma coisa divertida para as clientes e ampliar o relacionamento delas com a marca. Em nenhum momento nesse game, a gente pede para elas realizarem compras. A intenção era ser algo acessível, exclusivo e divertido que gerasse o engajamento das consumidoras”, explicou Juliana Marcenal.

 

 

O desafio para fazer dar certo

O objetivo inicial da C&A era lançar um MVP com três missões no APP da marca. Além de elaborar a jornada do cliente, era preciso construir a proposta de valor do game, desenhar interfaces e templates em menos de dois meses.

O protótipo do jogo foi confeccionado em apenas 10 horas. Para isso, algumas práticas foram utilizadas, entre elas:

 

Além disso, a estrutura das missões foi composta por quatro objetivos principais: 

Para arquitetar toda essa informação, a C&A trabalhou com Taxonomia Estética, criou modelos de interações e um Canvas com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de novas missões, tudo isso, com auxílio da equipe de UX da ZOLY.

 

Aumentando o engajamento no game

Um dos recursos para aumentar o engajamento das clientes com o game foi fazê-las se sentirem especiais com os Emojis de Reconhecimento que são baseados em comportamentos exclusivos da cliente.

“A gente usa a informação da consumidora de uma forma divertida pra falar que ela é uma cliente diferenciada”, contou Juliana Ávila.

 

Os resultados

O game superou as expectativas, “projetamos o MVP com 20 telas e realizamos o deploy com 56 e, nesse 1 ano, a gente já lançou 16 missões”, salientou Juliana Marcenal.

Após 1 mês de lançamento do jogo, a C&A conduziu um estudo Focus Group com as clientes que aderiram ao app a pedido da C&A, e os resultados foram muito positivos. Constatou-se que 60% das consumidoras entenderam os benefícios que poderiam ganhar realizando as missões do jogo e 77% delas afirmaram que participariam de novas missões se elas fossem criadas.

O jogo que a C&A criou, levando em conta um contexto descontraído e divertido, trouxe engajamento e mais conhecimento dos próprios consumidores para a marca. O que a sua empresa tem feito para aumentar o engajamento dos seus clientes?  

 

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação Sênior da ZOLY. Jornalista, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possui experiência nas áreas de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.

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