Pesquisa

Uso de vídeo on demand no Brasil

Por: Mari Sampaio
COMPARTILHE

Nessa edição vamos falar sobre o uso de vídeo on demand (Netflix, Youtube, etc) no Brasil. Primeiramente, vemos a evolução dos assinantes Netflix na região.

evolução assinantes netflix

O Brasil se encontra em 1° lugar, inclusive, com uma larga vantagem sobre o 2° lugar (México), chegando em quase 3,5 milhões de pessoas. Essa situação não é inesperada, pois como vemos no gráfico abaixo ela é proporcional à população de cada país, representando aproximadamente 2%, mesmo nos casos em que a penetração da internet é maior, que nem no Chile.

população e penetração de internet

De qualquer jeito, o Brasil é o país que teve o maior nível de crescimento no período, aumentando em mais de 39 vezes o número de assinantes entre 2011 e 2015. Um dado que foi inesperado é que, entre os países analisados pelo estudo, o Brasil, junto com os EUA, é o que mais assiste TV/Filmes on demand e também o que mais assiste esse tipo de conteúdo no celular. O gráfico abaixo mostra a porcentagem de usuários de internet que assistem vídeo on demand (VOD) semanalmente, tanto no geral quanto no celular.

gráfico

Vemos então como o Brasil é um país que assiste bastante vídeos on demand, inclusive igualando o desempenho de um dos países considerados mais desenvolvidos digitalmente, mas o que exatamente a gente está assistindo?

gráfico

Como é de se esperar, Youtube está em 1° lugar com mais de 80% dos usuários de internet utilizando a plataforma, seguido do Netflix e em 3° a Globo.com. O ponto principal aqui é que, de acordo com esse estudo, o Brasil tem uma maior porcentagem de usuários de internet assistindo Netflix do que nos EUA (71% vs. 53%). Interessante também que a Globo e SBT estão acima de serviços internacionais como Google Play e iTunes.

 

Fontes:

https://www.emarketer.com/Article/Half-of-Internet-Users-Brazil-Watch-VOD/1014384?ecid=MX1086

http://www.emarketer.com/Article/Europe-Helps-Drive-Netflix-Subscriptions-Worldwide/1012703?ecid=MX1086

https://www.emarketer.com/Article/YouTube-Netflix-Find-Massive-VOD-Success-Brazil/1014435

http://bit.ly/2cJwPyb

http://www.worldometers.info/world-population/

  • Error: Contact form not found.