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Saiba como ter controle do seu conteúdo nos resultados de busca

Por: Mari Sampaio
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Separamos 10 boas práticas para você ter sucesso nessa tarefa

 

Recentemente, o Blog da AWR Advance, Web Ranking, ferramenta que faz a gestão e monitoramento dos resultados de pesquisa,  publicou um artigo sobre como evitar a excessividade de conteúdo indexado e duplicado nos resultados de pesquisa.

Hoje, grande parte dos projetos de organic search, principalmente, os relacionados a e-commerces, sofrem com este tipo de problema em seus resultados de pesquisa. Pensando nisso, a ZOLY resolveu compartilhar alguns insights do Blog da AWR, relatando experiências de sucesso realizadas internamente com seus clientes.

Confira os 10 passos para manter o controle do seu conteúdo:

 

Passo 1 – Status do Índice

Identifique o volume de páginas indexadas via Status do Índice do Google Search Console.

 

Passo 2 – Mapeamento

Faça um cruzamento entre o volume indexado vs. o volume disponível no sitemap ou pelo volume que você imagina ser a quantidade certa. Certifique-se que o seu sitemap esteja funcionando corretamente. Não deixe de visualizar a quantidade através do comando site: meusite.com

 

Passo 3 – Metatag Robots

Identifique quais páginas devem ser removidas dos resultados, porém, continuam sendo seguidas (rastreadas) pelos buscadores através da Metatag Robots (noindex/follow).

 

Passo 4 – Arquivo Robots TXT

Certifique-se de utilizar as funções de bloqueio via arquivo (Robots TXT) quando você tiver certeza das arquivos, urls ou parâmetros. Uma configuração errada pode afetar diretamente o posicionamento, visitas e consequentemente a conversão orgânica. Não esqueça de realizar os testes dentro da opção do Google Search Console, certificando-se de que as configurações aplicadas estão funcionando corretamente.

 

Passo 5 – Redirecionamento 301

Você também pode utilizar o Redirect 301 para redirecionar as páginas inexistem ou erros 404 apontados pelo Google Search Console.

 

Passo 6 – Metatag Canonical

Não esqueça de utilizar a Metatag Canonical para especificar a versão principal da página definida para o índice. Certifique-se de que a configuração aplicada está de acordo com a guideline do Google e, principalmente, se faz sentido para a estratégia do seu projeto.

 

Passo 7 – Metatag Rel Next & Prev

A paginação é um dos principais pontos de atenção para evitar a excessividade de páginas indexadas e também o conteúdo duplicado. Certifique-se de que a área do site que possui paginação, oferece suporte para implementação da Metatag Rel Next & Prev. Existem alguns casos, em que a paginação foi desenvolvida em JavaScript não permitindo o funcionamento correto da metatag e o rastreamento dos buscadores.

 

Passo 8 – Remover URLs via GSC

Mesmo aplicando os passos acima, podemos encontrar arquivos, urls e páginas, as quais não desejaríamos a sua indexação ou até mesmo por algum motivo ou necessidade emergencial precisamos removê-las dos resultados. Em casos como estes, o Google Search Console oferece uma opção para Remover URLs (temporariamente).

 

Passo 9 – Gestão de Parâmetros via GSC

Uma outra opção muito importante do Google Search Console e que é pouco mencionada pela comunidade e SEO é a área para Gestão de Parâmetros de URL. Você pode fazer a manutenção de cada parâmetro encontrado pelo buscador nos resultados. Ou seja, você pode permitir ou não que sua indexação seja para arquivos, páginas ou urls do site.

 

Passo 10 – Revise sua estratégia

Revise cuidadosamente todos os passos acima e tenha certeza de que foram implementados corretamente de acordo com a documentação do Google para Webmasters. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ZOLY, agência especializada na gestão de performance para projetos digitais.

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