Pesquisa

Pesquisa mapeia investimento publicitário no Brasil

Por: Mari Sampaio
COMPARTILHE

Nessa edição do CE VIU vamos abordar a questão do investimento em publicidade no Brasil.

Começamos olhando a situação do investimento publicitário em 2015:

investimento

De acordo com um estudo da Kantar IBOPE Media, em 2015, foi investido R$ 132 bilhões em publicidade. Como podemos ver, grande parte do investimento continua sendo feito em TV, com mais de 60% do total.

O investimento digital se encontra em 3° lugar com 8%, porém, ainda atrás dos canais “tradicionais” como, por exemplo, mídias impressas (revista + jornal).

Essa situação parece não mudar tão cedo, pois, de acordo com um outro estudo, dessa vez realizado pela PWC, as receitas de publicidade provenientes da TV aberta vão ser três vezes maiores do que receitas de publicidade da internet ainda em 2018.

Isso não significa, porém, que o investimento em publicidade digital não está crescendo. A situação que observamos abaixo mostra exatamente o contrário.

investimento

Panorama de Investimento Variação 2013 – 2019
Total Investimento Publicitário 78%
Investimento publicitário digital 145%
Investimento publicitário mobile 4.671%

Esses dados indicam que, no Brasil, ainda existe muito espaço para a publicidade digital crescer, principalmente, no mobile. Interessante notar também que, pelo menos inicialmente, parece que o investimento publicitário não foi afetado em grande escala pela crise econômica.

  • Error: Contact form not found.