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Fórum E-commerce Brasil 2020: novas oportunidades de negócio no mundo digital

Por: Bianca Borges, agosto 6, 2020

Conversational Commerce e Vídeo Shopping são algumas maneiras de aproximar o consumidor das marcas no ambiente online

 

Por Bianca Borges*

 

Com a ascensão do ambiente digital, novas oportunidades de negócios têm sido criadas. Tamanha a importância de as marcas ficarem atentas a essas inovações, que esse foi um dos tópicos recorrentes na pauta do Fórum E-commerce Brasil 2020 – Global Edition, evento que foi oferecido e patrocinado pela ZOLY.

Muitas das ideias mencionadas durante o Fórum já estão sendo colocadas em prática, e outras até se transformaram em cases de sucesso. Confira a seguir as principais:

 

Conversational Commerce: a era das conversas

Com o intuito de gerar valor para empresas e pessoas, o Conversational Commerce foi uma das soluções apontadas por Rapha Vasconcellos, VP e Head of Creative Shop do Facebook.

Segundo ele, essa forma de conexão para venda de produtos e serviços por meio de mensagens eletrônicas tende a crescer muito nos próximos anos. Tanto é que, uma pesquisa realizada pelo Facebook para monitorar a utilização das plataformas de mensageria pelo mundo, revelou que a média global de uso desse tipo de comunicação é de 65%, com destaque para Ásia e América Latina.


“Conversas criam confiança para a realização de transações online. Existe uma oportunidade de geração de negócio aqui, e o trabalho criativo é parte dessa solução para gerar valor para todos”, explicou Vasconcellos.

O Facebook já tem colocado algumas ações de Conversational Commerce em prática. Uma delas é a transformação de lives em anúncios e posteriormente em conversas.

“Nosso intuito aqui é transformar os picos de interesse da audiência em anúncios para que as pessoas sintam que o ambiente das plataformas de mensageria é uma extensão da conversa ao vivo”, contou Vasconcellos.

 

Live Commerce: uma nova forma de fazer compras no digital

Outra oportunidade de gerar vendas no ambiente online, destacada no evento, foi a Live Commerce. Segundo Leonardo Rocha, Diretor de Marketing da Americanas.com, essa é uma nova forma que o cliente tem para fazer compras e interagir com as marcas que mais gosta.

A Live Commerce tem como premissa aproximar o consumidor do produto online, melhorando a interação entre cliente e produto e gerando uma sensação de proximidade com a marca.

“Essa é uma tendência na China, e a Americanas acredita que, mais cedo ou mais tarde, vai se fixar aqui no Brasil também”, salientou Rocha.

O Diretor contou que a Americanas já está testando o formato, fazendo de uma a duas lives por semana, e que os produtos que participam das lives têm conquistado aumento nas visitas das suas páginas do site.

 

Tecnologia a serviço do varejo e da experiência do consumidor

Por falar em aproximar os consumidores das marcas, Maghan Mcdowell, Editora de Inovação da Vogue Business, trouxe exemplos bem efetivos de como a tecnologia está possibilitando a criação dessa sensação de proximidade.

Um dos tópicos trazidos por Meghan foi o novo uso da realidade aumentada para gerar vendas.

“A realidade aumentada não é mais só entretenimento. O Shopfy conseguiu aumentar sua taxa de conversão em 250% utilizando a RA”, destacou ela.

A Editora de Inovação da Vogue Business também falou sobre o design de roupas 3D que simula a visualização de como a roupa ficaria no corpo do cliente. Esse tipo de estratégia, que já está sendo feita pela Tommy Hilfiger, além de fornecer uma experiência diferenciada para o consumidor, também é uma forma de produção mais sustentável, visto que, as peças só são produzidas após a compra ter sido efetuada.

Por fim, Meghan apontou o vídeo shopping como um modelo de negócio interessante para as marcas no digital. Essa forma de vender engloba as lives commerce, já citadas nesse texto, mas também a comunicação on demand. Nesse caso, o próprio cliente pode contatar a marca por uma chamada de vídeo para poder realizar a sua compra e ter um atendimento personalizado. O consumidor fala com alguém real, mas realiza a compra pelo ambiente digital.

Sua marca já pensou em investir em alguma dessas tendências?

 

Confira aqui outros destaques do evento:

>> Fórum E-commerce Brasil 2020 debate o papel dos titãs da tecnologia e o sucesso da estratégia Long Tail no mercado digita

>> Entenda por que os dados são a alma da nova publicidade

 

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação Sênior da ZOLY. Jornalista, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possui experiência nas áreas de Gestão e criação de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.

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