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Descomplicando a metodologia ágil

Por: Mari Sampaio
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Muitas empresas ainda têm dificuldade de aplicar a metodologia ágil nos seus modelos de negócio, não seja uma delas. Confira a seguir dicas sobre o assunto

 

A metodologia ágil tem conquistado cada vez mais adeptos e, mesmo não sendo algo tão recente, afinal, ela já existe desde 2001, a técnica é aprimorada e ganha formatos ainda mais inovadores ano após ano.

Apesar disso, muitas empresas ainda não fazem o uso do método ágil ou têm dificuldade de implantá-lo nos seus modelos de negócios. Para descomplicar esse cenário, conversamos com a nossa Gerente de Operações, Mayra Rodrigues, que deu dicas e detalhes sobre o assunto no nosso Papo Reto ZOLY.

 

(ZOLY) Quais são os benefícios e as mudanças que a metodologia ágil traz para as empresas?

(Mayra) A metodologia ágil traz diversos benefícios para as empresas, entre os principais destaco os seguintes:

  • Aproxima as equipes de negócios (cliente) com a operação;
  • Possibilita o envio de feedback e esclarecimentos instantâneos tanto da equipe quanto do cliente;
  • Favorece a troca constante de informação;
  • Torna mais fácil esclarecer dúvidas e obter uma compreensão comum;
  • Pode desencadear ideias sobre problemas e oportunidades;
  • Proporciona o acompanhamento mais transparente de escopos, custos e de prazos.

 

(ZOLY) O Manifesto Ágil é o conjunto de princípios que deu vida a essa metodologia. Ele funciona como um guia para direcionar a execução das ações e a definição dos processos utilizados em cada projeto. Que conceitos deste manifesto são mais utilizados no mundo dos negócios?

(Mayra) O manifesto ágil nos indica que sempre podemos melhorar e, de forma clara, que precisamos valorizar indivíduos e iterações. (Iteração é o processo chamado na programação de repetição de uma ou mais ações, e é importante saber que cada iteração se refere à apenas uma instância da ação, ou seja, cada repetição possui uma ou mais iterações).

Além disso, é necessário manter o software funcionando. No nosso caso, esse software corresponde às nossas entregas, à colaboração com o cliente e à resposta a mudanças. Isso tudo é essencial para que nosso trabalho melhore a cada dia.

 

(ZOLY) Pode dar dicas práticas para tirar essa técnica do papel e aplicá-la com sucesso nas estratégias de marketing?

(Mayra) Aqui na Zoly, a gente iniciou pelas reuniões diárias de 15 minutos no máximo, onde toda a equipe envolvida com o cliente interage de maneira produtiva, a fim de atingir o objetivo das entregas da semana.

Seguem aqui minhas dicas, usar algumas cerimônias de forma constante é um bom ponto de partida:

  • Planejamento (Planning): planejar as entregas e re-visitar esse planejamento constantemente;
  • Refinamento (Grooming): decupar e dividir o entendimento das entregas com a equipe;
  • Retrospectiva (Retrospective): melhorar a comunicação entre o time e o cliente constantemente.

 

(ZOLY) Você acabou de falar sobre o que fazer, agora, queremos saber quais são os erros mais comuns que os profissionais cometem durante a aplicação da metodologia ágil, e o que precisa estar entre os pontos de atenção?

(Mayra) Eu gosto muito dos pilares do Scrum para exemplificar essa pergunta, que são: transparência, inspeção e adaptação. Toda vez que não praticamos um desses pilares podemos ter algum problema.

  • Se a equipe ou o cliente não é transparente, corremos o risco de entregar algo que não tenha valor;
  • Se não há uma inspeção contínua do trabalho, corremos o risco de descobrir qualquer problema muito tarde para resolvê-lo;
  • E por fim, se não há uma adaptação, corremos o risco de demorar muito para dar uma resposta ao que precisamos resolver.

 

(ZOLY) Pra terminar esse bate-papo, vamos falar sobre um case de sucesso? Conta pra gente um pouco do processo e do resultado positivo que a utilização da metodologia ágil trouxe para um projeto que você estava liderando.

(Mayra) Usei o framework Scrum para um projeto de desenvolvimento de software de um cliente muito especial. Tratava-se de uma aplicação nativa (para iOS e Android), e nosso time era formado por muitos profissionais.

Como o escopo do projeto vendido era composto de funcionalidades pouco detalhadas, entendi que era o cenário ideal para dividirmos entregas macro por sprints.

Planejamos a primeira sprint e fizemos todas as cerimônias com a constância recomendada. Sprint por sprint, conseguimos planejar as entregas, refinamos as regras de negócio de cada funcionalidade, pontuamos o grau de dificuldade de cada uma, desenvolvemos e apresentamos as entregas e ajustamos a comunicação entre o time de negócio e o time de desenvolvimento constantemente.

Isso nos possibilitou entregar o software, e o cliente ficou satisfeito com o todo o processo, sem surpresas na entrega final.

 

Quer mais dicas para aumentar a presença da sua marca no ambiente digital? Entre em contato com a ZOLY e descubra como podemos te ajudar a vencer esse desafio!

 

Sobre a entrevistada:

Mayra Rodrigues é Gerente de Operações na ZOLY. Scrum Master certificada (PSM), com formação na área de comunicação, tem experiência em gerenciamento de projetos e processos e gestão de equipes multidisciplinares.

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