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Como evoluir negócios e acelerar resultados com ajuda da Inteligência Artificial

Por: Bianca Borges, agosto 31, 2020

A tecnologia chegou para destravar as nossas demandas tanto na vida pessoal, como nos modelos de negócios. A utilização da Inteligência Artificial vai se tornar cada vez mais essencial para as marcas que quiserem aprimorar a experiência do consumidor e aumentar performance, é o que mostrou o Expo Digitalks 2020.  

A ZOLY participou desse que é considerado o principal evento de marketing digital do país e teve sua primeira edição totalmente online. Um dos temas que permearam o Expo Digitalks foi a Inteligência Artificial como fator facilitador para o desenvolvimento e crescimento dos negócios nos próximos anos.

Confira a seguir os principais aspectos abordados durante o evento.

O papel da IA na era pós CRM

Calma, o CRM não morreu, ele ainda é muito importante para as empresas. O que muda aqui é o jeito como utilizamos os dados armazenados nas plataformas. Não basta apenas juntar as informações em um só lugar, se você não tiver a inteligência para analisá-las e transformá-las em insights que gerem valor para o seu negócio.

Como bem salientou Marcondes Farias, Head of Dynamics 365 & Power Platform Business Group – Brazil na Microsoft:

“Temos informações a todo momento e de todo lugar. Esses dados precisam ser tratados para permitir uma rede mais dinâmica”.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial é peça chave para unificar os dados e trazer percepções em tempo real para que sejam originadas melhores experiências para o consumidor, e essas reflitam na performance da sua empresa posteriormente.

Unificar, escalar e fazer uma análise 360° dos dados é vital para entregar ofertas personalizadas para cada cliente, afinal, segundo a pesquisa da Microsoft:

  • A experiência precisa ser única. 91% dos consumidores compram de marcas que reconhecem que o cliente é único;
  • 65% dos clientes são frustrados por experiências inconsistentes entre os canais;
  • 61% pararam de fazer negócios com pelo menos uma empresa no ano passado, por causa de experiências ruins.

De acordo com Farias, olhando para o futuro e considerando o excesso de informação do mundo moderno, será muito difícil personalizar a jornada de cada cliente sem a união dos dados com a Inteligência Artificial.

O poder real das análises preditivas

Outro tópico debatido no Digitalks 2020 e relacionado à inteligência artificial foi a eficiência e utilidade das análises preditivas.

Para levar seu negócio ao próximo nível, você precisa começar a mapear os possíveis comportamentos futuros do consumidor e, dessa forma, disponibilizar exatamente o que ele precisa, no momento certo.  

Qual a próxima melhor oferta que a sua empresa pode oferecer ao seu cliente?

As tecnologias presentes na análise preditiva como: inteligência artificial e machine learning te ajudam a responder essa pergunta, mapeando padrões, interpretando dados e gerando insights sobre as ações.

Aqui na Zoly já utilizamos a análise preditiva e, com esse recurso é possível otimizar campanhas de marketing e comunicação, prevenir riscos, evitar falhas e encontrar oportunidades.

Por exemplo, a previsão do churn, ou seja, momento em que o seu serviço ou produto começa a não satisfazer mais os seus clientes é só uma das indicações que a análise preditiva pode oferecer. Com essa informação, você pode começar a pensar em melhorias estratégicas para evitar o abandono da sua marca pelo consumidor.

Utilize a tecnologia de forma segura

Com a presença crescente da IA na aceleração dos negócios digitais, uma preocupação também vem à tona: a ocorrência de cibercrimes.

Muitos palestrantes do Expo Digitalks 2020 entraram nessa discussão. Uma delas foi a Tania Cosentino, General Manager na Microsoft Brasil, que recomedou:

“As empresas que não abraçarem a tecnologia vão ficar pra trás. O nosso descuido abre a porta para os cibercrimes, por isso, investir em treinamento e ferramentas para evitar isso é essencial. Se você não está preparado e não se preocupa com a segurança da sua marca, a questão não é se você vai ser atacado, é quando isso vai acontecer.

Como vimos, a tecnologia, se bem utilizada, tem a função de acelerar negócios e a Inteligência Artificial pode ser um combustível valioso para uma era de um relacionamento muito mais personalizado e eficaz com os consumidores, mas é preciso ser cauteloso quanto à utilização desse recurso e cauteloso em relação à segurança da sua marca.

A IA é só um, dos muitos recursos que você pode utilizar para melhorar a sua estratégia de marketing. Quer mais dicas de como otimizar suas campanhas? Fale com a ZOLY, nós te ajudamos nessa tarefa.

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação Sênior da ZOLY. Jornalista, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possui experiência nas áreas de Gestão e criação de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.

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