Como explorar o Instagram e o Stories na jornada de consumo
94% das marcas presentes no Instagram utilizam a ferramenta em várias etapas do funil, criando ações desde o momento da descoberta até a compra
Por Bianca Borges*
O Instagram tem conquistado cada vez mais adeptos e já é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas marcas. Não é à toa que 94% das pessoas no Brasil que possuem a plataforma instalada nos seus celulares afirmaram acessá-la para descobrir e comprar produtos. Esses são dados da pesquisa realizada pelo Facebook e apresentada no Fórum E-commerce Brasil, evento importante do mercado digital do qual a ZOLY é parceira.
A Product Marketing Manager do Facebook, Silvia Ramazotti, subiu ao palco para dar dicas de como as marcas podem explorar o Instagram na jornada de consumo dos seus clientes.
Logo no início da palestra, a gerente destacou o volume de uso dos smartphones. Segundo a pesquisa do Facebook, um usuário comum passa no mínimo três horas por dia no seu celular e checa o aparelho, em média, 80X durante esse período.
“O Instragram faz parte dessas mudanças e continua sendo um lugar de expressão visual. É isso que vai fazer com que vocês se destaquem cada vez mais na plataforma”, indicou Silvia.
Perfil da Comunidade
A comunidade do Instagram é diversa, envolve pessoas, figuras públicas, criadores e empresas. Além disso, a plataforma é utilizada por todas as idades e a maior parte dos usuários é engajada. De acordo com o Facebook, 63% das pessoas no Brasil afirmam que estão usando cada vez mais esse canal de comunicação e 55% têm o interesse de continuar presente na rede social nos próximos anos.
Tipo de conteúdo buscado no Instagram
As pessoas exploram seus próprios interesses no Instagram e querem conteúdos envolventes e informativos. Entre os perfis que os usuários mais seguem estão: 78% celebridades, 73% acompanham marcas, 71% tendências e 72% influenciadores. Esse índice mostra que existe espaço para empresas se divulgarem na plataforma.
Reforçando essa ideia de interação entre usuário e marca, o estudo constatou que três em cada quatro pessoas associam a plataforma como: o lugar para interagir com as marcas.
Falando um pouco mais sobre o tipo de conteúdo procurado pelas pessoas, 65% buscam novas tendências, 58% lançamentos de produtos, 57% informações de eventos, 56% produtos e serviços e 56% ofertas e promoções. Aqui também há um cenário promissor para as marcas que podem oferecer produtos e serviços por meio do Instagram sem se preocupar em serem vistas como “spam” pelos instagramers.
Lembrando que, mesmo com essa inclinação a favor do recebimento de anúncios pelos usuários, toda e qualquer propaganda precisa ser pensada com cuidado para não se tornar incômoda. Afinal, 56% do aumento das vendas de uma marca pode estar atribuído à qualidade do criativo, de acordo com a Nielsen.
Muito além do Branding
Você achou que o Instagram era uma plataforma apenas para branding? Alguns dados já mencionados aqui provam justamente o contrário, a plataforma pode ser usada tanto para branding como para anúncios.
A pesquisa realizada pelo Facebook também apurou como as marcas estão utilizando o Instagram e descobriu que 94% delas realizam ações desde o momento da descoberta da empresa até a compra.
“Não é só brand. O insta pode estar presente em todas as etapas do funil e, o conteúdo orgânico e o pago precisam caminhar juntos”, salientou a Product Marketing Manager do Facebook.
No Instagram, as marcas podem inspirar as pessoas a realizarem alguma ação, como uma compra, por exemplo. É possível publicar anúncios e permitir que os clientes respondam diretamente para as empresas, desenvolver propagandas dinâmicas, utilizar botões de ação e criar experiências instantâneas.
Otimizando o Stories da sua marca
Sobre o stories, que é um recurso em ascensão, o estudo do Facebook também trouxe alguns insights:
- 73% dizem que o stories das marcas é uma ótima maneira de conhecer novos produtos/serviços;
- 69% passaram a se interessar mais por uma marca ou produto depois de vê-la no stories;
- 69% entraram no website da marca depois de serem impactadas pelo stories;
- 54% fazem compras online
Veja também o que as pessoas esperam das marcas no stories:
“Com o stories você pode chamar a atenção em um piscar de olhos”, reforçou Silva.
Algumas dicas para utilizar essa ferramenta de maneira mais assertiva são:
- Aprimore o story da sua marca utilizando som;
- Crie a peça com um objetivo em mente;
- Se possível tente não fazer só peças estáticas;
- Vídeo gera mais resultado;
- Coloque uma animação nas imagens;
- O anúncio dinâmico que já existia no feed agora está disponível no stories.
O recurso “Explorar”
O “Explorar”, que é aquela lupa que fica no menu do Instagram, é uma ferramenta que tem ganhado destaque e relevância. Sabia que 20% do tempo das pessoas na plataforma já é dedicado a esse recurso?
Atualmente, os conteúdos que aparecem no Explorar são relacionados aos assuntos que o usuário já costuma acessar no seu feed. A novidade aqui é que, nos EUA, o Instagram já começou a testar a possibilidade de abrir esse espaço para as marcas anunciarem. Essa possibilidade deve ser estendida para outros países dependendo do sucesso dos testes.
“Do Instagram Shopping até anúncios no feed e no stories, as empresas podem aproveitar as paixões das pessoas e inspirá-las a agir”, finalizou Silvia.
Será que a sua marca está aproveitando tudo que o Instagram oferece? Entre em contato com o time da ZOLY para começar a usar essa mídia de maneira mais assertiva!
(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação da ZOLY. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, também possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.