Fórum E-commerce Brasil 2020: novas oportunidades de negócio no mundo digital
Conversational Commerce e Vídeo Shopping são algumas maneiras de aproximar o consumidor das marcas no ambiente online
Por Bianca Borges*
Com a ascensão do ambiente digital, novas oportunidades de negócios têm sido criadas. Tamanha a importância de as marcas ficarem atentas a essas inovações, que esse foi um dos tópicos recorrentes na pauta do Fórum E-commerce Brasil 2020 – Global Edition, evento que foi oferecido e patrocinado pela ZOLY.
Muitas das ideias mencionadas durante o Fórum já estão sendo colocadas em prática, e outras até se transformaram em cases de sucesso. Confira a seguir as principais:
Conversational Commerce: a era das conversas
Com o intuito de gerar valor para empresas e pessoas, o Conversational Commerce foi uma das soluções apontadas por Rapha Vasconcellos, VP e Head of Creative Shop do Facebook.
Segundo ele, essa forma de conexão para venda de produtos e serviços por meio de mensagens eletrônicas tende a crescer muito nos próximos anos. Tanto é que, uma pesquisa realizada pelo Facebook para monitorar a utilização das plataformas de mensageria pelo mundo, revelou que a média global de uso desse tipo de comunicação é de 65%, com destaque para Ásia e América Latina.
“Conversas criam confiança para a realização de transações online. Existe uma oportunidade de geração de negócio aqui, e o trabalho criativo é parte dessa solução para gerar valor para todos”, explicou Vasconcellos.
O Facebook já tem colocado algumas ações de Conversational Commerce em prática. Uma delas é a transformação de lives em anúncios e posteriormente em conversas.
“Nosso intuito aqui é transformar os picos de interesse da audiência em anúncios para que as pessoas sintam que o ambiente das plataformas de mensageria é uma extensão da conversa ao vivo”, contou Vasconcellos.
Live Commerce: uma nova forma de fazer compras no digital
Outra oportunidade de gerar vendas no ambiente online, destacada no evento, foi a Live Commerce. Segundo Leonardo Rocha, Diretor de Marketing da Americanas.com, essa é uma nova forma que o cliente tem para fazer compras e interagir com as marcas que mais gosta.
A Live Commerce tem como premissa aproximar o consumidor do produto online, melhorando a interação entre cliente e produto e gerando uma sensação de proximidade com a marca.
“Essa é uma tendência na China, e a Americanas acredita que, mais cedo ou mais tarde, vai se fixar aqui no Brasil também”, salientou Rocha.
O Diretor contou que a Americanas já está testando o formato, fazendo de uma a duas lives por semana, e que os produtos que participam das lives têm conquistado aumento nas visitas das suas páginas do site.
Tecnologia a serviço do varejo e da experiência do consumidor
Por falar em aproximar os consumidores das marcas, Maghan Mcdowell, Editora de Inovação da Vogue Business, trouxe exemplos bem efetivos de como a tecnologia está possibilitando a criação dessa sensação de proximidade.
Um dos tópicos trazidos por Meghan foi o novo uso da realidade aumentada para gerar vendas.
“A realidade aumentada não é mais só entretenimento. O Shopfy conseguiu aumentar sua taxa de conversão em 250% utilizando a RA”, destacou ela.
A Editora de Inovação da Vogue Business também falou sobre o design de roupas 3D que simula a visualização de como a roupa ficaria no corpo do cliente. Esse tipo de estratégia, que já está sendo feita pela Tommy Hilfiger, além de fornecer uma experiência diferenciada para o consumidor, também é uma forma de produção mais sustentável, visto que, as peças só são produzidas após a compra ter sido efetuada.
Por fim, Meghan apontou o vídeo shopping como um modelo de negócio interessante para as marcas no digital. Essa forma de vender engloba as lives commerce, já citadas nesse texto, mas também a comunicação on demand. Nesse caso, o próprio cliente pode contatar a marca por uma chamada de vídeo para poder realizar a sua compra e ter um atendimento personalizado. O consumidor fala com alguém real, mas realiza a compra pelo ambiente digital.
Sua marca já pensou em investir em alguma dessas tendências?
Confira aqui outros destaques do evento:
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(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação Sênior da ZOLY. Jornalista, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possui experiência nas áreas de Gestão e criação de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.