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[E-commerce Brasil] O poder dos dados na otimização das estratégias de mídia

Entenda como os dados ajudaram a Endeavour Drinks Group a recriar a sua estratégia de mídia e aumentar as vendas.

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Entenda como os dados ajudaram a Endeavour Drinks Group a recriar a sua estratégia de mídia e aumentar as vendas

 

Por Bianca Borges*

 

Essa semana, aconteceu o Fórum E-commerce Brasil 2019, importante evento do mercado digital do qual a ZOLY é parceira. Além de uma oportunidade para gerar novos negócios, o Fórum também é conhecido por debater temas relevantes e atuais. Uma das palestras de destaque dessa edição foi a da Endeavour Drinks Group. No palco, Benjamin Thompson, Head de Transformação Digital, contou como a mudança nas estratégias de atribuição de mídia, por meio da análise de dados, ajudaram a empresa a aumentar as vendas.

Benjamin Thompson, Head de Transformação Digital na Endeavour Drinks Group

 

De acordo com Thompson, o foco do e-commerce da empresa era: preços baixos e pedidos maiores. Mas a Edeavour Drinks Group tinha uma meta ainda maior: conquistar as pessoas proporcionando boas experiências com as bebidas.

Além de vender o produto para o cliente, nosso objetivo era fornecer uma experiência mais individualizada e inspiradora. Nós queríamos nos tornar o Netflix das bebidas. Para isso, precisávamos entender os gostos do nosso cliente e investir em tecnologia”, explicou o Diretor.

 

O processo de transformação

Uma das primeiras ações da marca foi estabelecer a conexão entre o e-commerce e a loja física.  “Nós queríamos parar de olhar para o e-commerce e para as lojas físicas separadamente. Queríamos reunir as equipes de offline e online e fazer com que ambas tivessem um único propósito”, comentou Thompson.  

Para compor esse cenário, revisar e entender a atribuição de mídia da empresa era essencial. Segundo o Diretor da marca, a Endeavour Drinks Group trabalhava com diferentes tipos de mensuração e o desafio era unificar as métricas, analisando cada canal e entendendo como eles interagiam.

A princípio nós contratamos uma empresa de mídia para nos ajudar com esse mapeamento e colocar esses insights em um só lugar”, contou Thompson.  

 

Depois dessa análise, percebeu-se que a mídia era responsável por 10 a 15% das vendas e que esse recurso precisava ser mais eficiente para a empresa. Então, foi feito um processo de realocação de mídia a partir de dados que mostravam a origem das vendas.

Mudar o mix de canais de marketing fez as vendas com mídia aumentarem em 30%”, ressaltou o Diretor.

A mudança na atribuição de mídia da Endeavour Drinks só foi possível em função da análise de dados e do mapeamento do comportamento do cliente.

 

Dados a favor da marca

E por falar em dados, saber utilizar essas informações de maneira estratégica foi o fator decisivo para que a empresa alcançasse suas metas. Precisávamos tornar os dados dos nossos clientes usáveis. Nós tínhamos 80% dos consumidores do mercado, porém, só 50% do share era nosso. Algo estava errado”, afirmou Thompson.

O problema era que as informações estavam dispostas em silos e eram analisadas em pedaços, dificultando a visualização do cenário completo.

Quando trouxemos uma empresa para fazer esse cruzamento de dados, vimos que tínhamos menos clientes do que imaginávamos”, salientou o Diretor.

Depois dessa integração dos dados, a Endeavour mudou a segmentação das suas comunicações, criando grupos de clientes mais específicos e complexos. Essa ação trouxe uma melhora considerável no número das vendas, visto que, o nível de personalização e qualificação das campanhas se acentuou.

Nenhum desses resultados seria possível se a gente não tivesse corrigido o problema dos dados, já que as informações não estavam integradas”, reforçou Thompson.

Vimos aqui que a análise dos dados foi um fator crucial para que a Endeavour Drinks Group conseguisse impulsionar suas vendas e atingisse as metas.  A partir das informações que a própria empresa dispunha, mas não utilizava da maneira correta, se tornou possível entender melhor os hábitos e interesses dos clientes, e como disse o Head da marca: “Conseguir conhecer os consumidores melhor do que eles mesmos”.

 

Que tal aproveitar esses insights e começar a desenvolver estratégias mais assertivas para a sua marca? Aqui na ZOLY temos um time de especialistas para te auxiliar nessa tarefa. Entre em contato com a gente para saber mais. 😉  

 

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação da ZOLY. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, também possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business. 

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