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Como explorar o Instagram e o Stories na jornada de consumo

94% das marcas presentes no Instagram utilizam a ferramenta em várias etapas do funil, criando ações desde o momento da descoberta até a compra   Por Bianca Borges*   O Instagram tem conquistado cada vez mais adeptos e já é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas…

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94% das marcas presentes no Instagram utilizam a ferramenta em várias etapas do funil, criando ações desde o momento da descoberta até a compra

 

Por Bianca Borges*

 

O Instagram tem conquistado cada vez mais adeptos e já é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas marcas. Não é à toa que 94% das pessoas no Brasil que possuem a plataforma instalada nos seus celulares afirmaram acessá-la para descobrir e comprar produtos. Esses são dados da pesquisa realizada pelo Facebook e apresentada no Fórum E-commerce Brasil, evento importante do mercado digital do qual a ZOLY é parceira.

A Product Marketing Manager do Facebook, Silvia Ramazotti, subiu ao palco para dar dicas de como as marcas podem explorar o Instagram na jornada de consumo dos seus clientes.

Product Marketing Manager do Facebook, Silvia Ramazotti, dá dicas para as marcas criarem estratégias mais efetivas no Instagram

 

Logo no início da palestra, a gerente destacou o volume de uso dos smartphones. Segundo a pesquisa do Facebook, um usuário comum passa no mínimo três horas por dia no seu celular e checa o aparelho, em média, 80X durante esse período.

O Instragram faz parte dessas mudanças e continua sendo um lugar de expressão visual. É isso que vai fazer com que vocês se destaquem cada vez mais na plataforma”, indicou Silvia.

 

Perfil da Comunidade

A comunidade do Instagram é diversa, envolve pessoas, figuras públicas, criadores e empresas. Além disso, a plataforma é utilizada por todas as idades e a maior parte dos usuários é engajada. De acordo com o Facebook, 63% das pessoas no Brasil afirmam que estão usando cada vez mais esse canal de comunicação e 55% têm o interesse de continuar presente na rede social nos próximos anos.

 

Tipo de conteúdo buscado no Instagram

As pessoas exploram seus próprios interesses no Instagram e querem conteúdos envolventes e informativos. Entre os perfis que os usuários mais seguem estão: 78% celebridades, 73% acompanham marcas, 71% tendências e 72% influenciadores. Esse índice mostra que existe espaço para empresas se divulgarem na plataforma. 

Reforçando essa ideia de interação entre usuário e marca, o estudo constatou que três em cada quatro pessoas associam a plataforma como: o lugar para interagir com as marcas.

Falando um pouco mais sobre o tipo de conteúdo procurado pelas pessoas, 65% buscam novas tendências, 58% lançamentos de produtos, 57% informações de eventos, 56% produtos e serviços e 56% ofertas e promoções. Aqui também há um cenário promissor para as marcas que podem oferecer produtos e serviços por meio do Instagram sem se preocupar em serem vistas como “spam” pelos instagramers.

Lembrando que, mesmo com essa inclinação a favor do recebimento de anúncios pelos usuários, toda e qualquer propaganda precisa ser pensada com cuidado para não se tornar incômoda. Afinal, 56% do aumento das vendas de uma marca pode estar atribuído à qualidade do criativo, de acordo com a Nielsen.

 

Muito além do Branding

Você achou que o Instagram era uma plataforma apenas para branding? Alguns dados já mencionados aqui provam justamente o contrário, a plataforma pode ser usada tanto para branding como para anúncios.

A pesquisa realizada pelo Facebook também apurou como as marcas estão utilizando o Instagram e descobriu que 94% delas realizam ações desde o momento da descoberta da empresa até a compra.

Não é só brand. O insta pode estar presente em todas as etapas do funil e, o conteúdo orgânico e o pago precisam caminhar juntos”, salientou a Product Marketing Manager do Facebook.

No Instagram, as marcas podem inspirar as pessoas a realizarem alguma ação, como uma compra, por exemplo. É possível publicar anúncios e permitir que os clientes respondam diretamente para as empresas, desenvolver propagandas dinâmicas, utilizar botões de ação e criar experiências instantâneas.

 

Otimizando o Stories da sua marca

Sobre o stories, que é um recurso em ascensão, o estudo do Facebook também trouxe alguns insights:

  • 73% dizem que o stories das marcas é uma ótima maneira de conhecer novos produtos/serviços;
  • 69% passaram a se interessar mais por uma marca ou produto depois de vê-la no stories;
  • 69% entraram no website da marca depois de serem impactadas pelo stories;
  • 54% fazem compras online

 

Veja também o que as pessoas esperam das marcas no stories:

Com o stories você pode chamar a atenção em um piscar de olhos”, reforçou Silva.

Algumas dicas para utilizar essa ferramenta de maneira mais assertiva são:

  • Aprimore o story da sua marca utilizando som;
  • Crie a peça com um objetivo em mente;
  • Se possível tente não fazer só peças estáticas;
  • Vídeo gera mais resultado;
  • Coloque uma animação nas imagens;
  • O anúncio dinâmico que já existia no feed agora está disponível no stories. ­­­­

 

­­­­O recurso “Explorar”

O “Explorar”, que é aquela lupa que fica no menu do Instagram, é uma ferramenta que tem ganhado destaque e relevância. Sabia que 20% do tempo das pessoas na plataforma já é dedicado a esse recurso?

Atualmente, os conteúdos que aparecem no Explorar são relacionados aos assuntos que o usuário já costuma acessar no seu feed. A novidade aqui é que, nos EUA, o Instagram já começou a testar a possibilidade de abrir esse espaço para as marcas anunciarem. Essa possibilidade deve ser estendida para outros países dependendo do sucesso dos testes.

Do Instagram Shopping até anúncios no feed e no stories, as empresas podem aproveitar as paixões das pessoas e inspirá-las a agir”, finalizou Silvia.

 

Será que a sua marca está aproveitando tudo que o Instagram oferece? Entre em contato com o time da ZOLY para começar a usar essa mídia de maneira mais assertiva!

 

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação da ZOLY. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, também possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business. 

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