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Nossa jornada rumo a um modelo único de negócio

Por: Zoly
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Todo mundo tem a sua história e, uma coisa que aprendemos com a nossa é que para ir mais longe é preciso ter coragem pra se reinventar e se adaptar constantemente. Não dá para ficar parado vendo o tempo passar e o mercado mudar. Promover a transformação, seja no modelo de negócio ou no mindset, faz toda a diferença para superar as expectativas.

Durante a nossa jornada, tomamos decisões que foram estratégicas para impulsionar o crescimento da Zoly. Vamos compartilhar algumas delas aqui e esperamos que esse post te inspire para ir além.

Transformação faz parte do nosso DNA

A Zoly nasceu como uma agência de Marketing Digital em 2006. Nos dois anos seguintes, percebemos um movimento do mercado de comunicação e marketing, ficando cada vez mais nichado e focado em performance. Então, de 2007 para 2008, fizemos a primeira mudança: nos transformamos em uma agência de marketing de performance.

Seis anos depois, a concorrência no nosso setor aumentou e diversas companhias menores começaram a surgir, caracterizando a prestação do nosso tipo de serviço em uma commodity com uma alta disputa pelo menor preço.

Esse cenário pedia uma segunda transformação: precisávamos sofisticar nosso serviço e construir um ecossistema que unisse as expertises de consultoria e marketing de performance, a fim de oferecer algo inovador. Com esse objetivo em mente, conversamos com a Gouveia de Sousa, uma consultoria de varejo, e decidimos fazer uma venda de participação minoritária da Zoly para eles.

Essa parceria nos trouxe diversos aprendizados e um olhar mais estratégico para o mercado do varejo como um todo.

Data-Driven mindset

Em 2015, as disciplinas de dados e analytics começaram a ter cada vez mais importância e papel decisivo no sucesso das estratégias digitais. Era hora de uma nova mudança: trazer pra Zoly a expertise de data analytics e data science.

Foi nesse contexto que adquirimos a Lúcida, uma empresa especialista em dados. Nosso desafio com essa aquisição foi unir duas culturas diferentes, dando oportunidade tanto para os sócios da Lúcida terem voz ativa e, ao mesmo tempo, traçar o caminho que a gente acreditava como o mais bem sucedido.

Quanto mais performance melhor

Conseguir se adaptar às mudanças é essencial para qualquer empresa que não quer perder seu lugar de destaque. Em 2017, enxergamos a necessidade de unir a expertise em dados, focando ainda mais em performance e, foi nesse contexto que adquirimos a GP Mídia.

Com a fusão de ambas as empresas, nos tornamos líderes em data business e marketing services e passamos a entregar para os clientes uma estratégia digital completa que facilitava a construção de negócios inovadores.

User Experience na veia

Aqui na Zoly, a gente nunca parou de se perguntar: como oferecer um serviço ainda melhor para os nossos clientes e continuar fazendo diferente? Sempre atentos às transformações do mercado, em 2018, entendemos que além de especialistas em dados e performance, precisávamos nos aprofundar na experiência do usuário.

Diante disso, tomamos a decisão de fazer a aquisição de uma empresa da área. Adquirimos a Saiba+, fundada em 2010 e que tinha como fundadoras, duas profissionais precursoras do mercado de UX no Brasil.

Passamos a ter uma oferta que, até então, o mercado não possuía: dados, performance, usabilidade, experiência e pesquisa.

A aquisição deu tão certo que, em 1 ano, dobramos o tamanho da companhia.

Inovar é preciso

O crescimento da Zoly chamou atenção de importantes players do mercado. Em 2020, recebemos uma proposta para vender a companhia e entrar para o clã de empresas da Mutant, grupo focado em Business Performance.

A Mutant não estava procurando receita, mas empresas que estivessem dispostas a transformar o mercado, e era isso o que a Zoly vinha fazendo desde o início. A nossa entrada nesse grupo poderoso aflorou ainda mais a nossa coragem para arriscar.

No mesmo ano que a Zoly foi comprada, nós nos unimos com a Tekoa, uma empresa com expertises em design de serviço, tecnologia e inteligência de dados com sede em Florianópolis. A Tekoa passou a ser Zoly e a gente mudou nosso modelo de negócio, fazendo a inovação acontecer.

Hoje, não somos mais uma agência ou uma consultoria de dados e usabilidade. Somos parceiros estratégicos de aceleração de vendas digitais, aquisição e growth. Temos uma oferta única no mercado porque tomamos 100% dos riscos pelos nossos clientes e somos remunerados apenas pelos resultados que entregamos.

Aprendizados disso tudo

Todas as aquisições e a compra da Zoly trouxeram muitos desafios como:

  • Integrar cultura que, por mais parecidas, tinham as suas diferenças;
  • Promover a governança, focando em um objetivo comum e coletivo;
  • Nos adaptar às mudanças de cenários ao mesmo tempo que apresentávamos nossas ideias para os novos sócios.

Apesar disso, a troca de experiências e os aprendizados foram essenciais para acelerar o nosso crescimento e para a gente chegar aonde estamos hoje: com uma oferta pioneira no Brasil e única no mercado.

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