Os principais aprendizados da NRF

Durante o Retail’s Big Show 2016 (NRF) foi notório os temas que se sobressaíram nas palestras acompanhadas por mim, quase sempre tangendo a questão da inteligência de dados. Separei esses temas em 5 blocos: Data is the new oil (dados são o novo petróleo). As marcas vão ter…

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Durante o Retail’s Big Show 2016 (NRF) foi notório os temas que se sobressaíram nas palestras acompanhadas por mim, quase sempre tangendo a questão da inteligência de dados. Separei esses temas em 5 blocos:

Data is the new oil (dados são o novo petróleo).

As marcas vão ter que tomar o controle dos dados. Não existem mais espaço para “achismos”.  As ações de uma empresa precisam ser direcionadas pela coleta e análise de dados, serem rápidas e tomadas de maneira preditiva e reativa. Os consumidores – principalmente os Millennials – não tem mais paciência para serem tratados como um grupo coeso ou como iguais.  Eles demandam personalização, qualidade e rapidez.

O Mobile mudou a forma de interação entre marca e consumidor.

Não há mais espaço para uma marca ou empresa que não tenha no core de seu planejamento o mobile como centro de ações.

A digitalização de todo o varejo.

Ficou comprovado o fim das empresas monocanais. Todo o varejo e sua cadeia precisa ser digital. “The age of multichannel is over”. Não existe mais canal e sim o consumidor, que deve ter acesso à loja onde e quando desejar.

As marcas são globais e os consumidores também.

Com o aumento dos marketplaces globais, as marcas locais, querendo ou não, precisam se dar conta que os seus produtos e mensagens já alcançam todo mundo.

O produto não é mais suficiente. Os millennials buscam uma experiência.

Ficou claro que o simples fato de ter um produto ou uma marca interessante não basta. Qualquer varejista ou empresa precisa ter hoje um propósito claro e passar essa mensagem para seus clientes efetivos e potenciais.

E a última e talvez mais importante lição: nunca perder o foco. Como varejistas, vendedores, empreendedores, todas as ações que realizamos, no final do dia, precisam garantir o básico: vender mais e mais.

Fábio Sayeg, CEO da Agência ZOLY.

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